Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Saiba por que o Dia da Mentira é celebrado em 1º de abril

Tradição nasceu na Europa após mudança no calendário cristão

Redação - Goiânia, GO

Saiba por que o Dia da Mentira é celebrado em 1º de abril

Saiba por que o Dia da Mentira é celebrado em 1º de abril

Imagem: Foto: Reprodução

Em muitos países, o dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira. A data é uma oportunidade para brincadeiras, pegadinhas e trotes entre amigos, tornando-se um momento de descontração e diversão.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, a data é chamada de April Fool’s Day (Dia dos Bobos de Abril). Já na França e na Itália, o dia é conhecido como Poisson d’Avril e Pesce d’Aprile, respectivamente, significando “Peixe de Abril”. Uma tradição curiosa nesses países é a de colar peixinhos de papel nas costas de amigos desavisados.

A origem da data

A tradição do 1º de abril remonta ao século XVI, na Europa. Em 1582, com a adoção do Calendário Gregoriano pelo papa Gregório XIII, o Ano Novo passou a ser comemorado em 1º de janeiro, substituindo a antiga tradição de celebrar a virada do ano entre o fim de março e o início de abril. Os que resistiram à mudança foram alvo de brincadeiras e pegadinhas, dando origem à tradição do “Ano Novo de mentira“.

Outro relato histórico vincula o 1º de abril ao festival romano de Hilária, uma festividade da Roma Antiga que celebrava o equinócio de março em homenagem à deusa Cibele, também conhecida como “Mãe dos Deuses”.

A chegada da tradição ao Brasil

No Brasil, o Dia da Mentira se popularizou em 1828, graças ao jornal mineiro “A Mentira”, que, em sua primeira edição, noticiou falsamente a morte de Dom Pedro I. A publicação gerou grande repercussão e ajudou a consolidar a data no país.

O 1º de abril e um momento histórico no Brasil

O dia 1º de abril também está ligado a um dos momentos mais marcantes da história política brasileira. Embora o golpe militar tenha se iniciado em 31 de março de 1964, foi no dia 1º de abril que a deposição de João Goulart se consolidou, dando início ao regime militar, que durou até 1985.

Seja por brincadeira ou por momentos históricos, o Dia da Mentira segue sendo uma data marcante em diversos países, celebrada com muito humor e criatividade.


FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também