MPGO pede arquivamento de 20 ações que investigavam Marconi Perillo
Ações poderiam trazer inelegibilidade política do ex-governador Marconi Perillo
Da Redação - Goiânia, GO
Ações eram sobre improbidade administrativa.
Imagem: Reprodução/internet
O ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) informou nesta segunda-feira (20/3) que 20 ações civis públicas contra ele tiveram pedido de arquivamento por parte de promotores do Ministério Público de Goiás (MP-GO). Ao todo, são 24 processos de improbidade administrativa.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa. De acordo com o ex-governador, os pedidos de arquivamento foram feitos nos últimos 15 dias pelo MPGO e também pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).
De acordo com Perillo, os processos arquivados tratavam de supostas irregularidades nos incentivos fiscais concedidos nos governos dele. obras rodoviárias e da concessão de incentivos fiscais ao setor sucroalcooleiro.
Em uma das ações, Marconi disse que a Justiça pediu o bloqueio de R$ 550 milhões em bens. Segundo o ex-governador, essa ação também está com pedido de arquivamento.
No total, são 24 ações sobre improbidade administrativa. De acordo com a defesa do ex-governador, feita pela advogado João Paulo Brezinnski, os processos tiveram consequências políticas e econômicas com grande peso nos resultados eleitorais e no crescimento econômico em Goiás.
Ainda segundo Brezinski, o arquivamento é importante principalmente na esfera política, pois podiam deixar Marconi inelegível no futuro.
Trajetória
Marconi Perillo foi governador de Goiás por quatro vezes: 1998, 2002, 2010 e 2014. Ele também foi deputado estadual, federal e senador. Nas eleições de 2022, ele foi candidato ao Senado, mas perdeu a disputa para Wilder Morais (PL).
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
Após sinal de apoio a Mendanha, Magda Mofatto participa de evento do PSDB
Política
Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 46% e Bolsonaro, 30%; Ciro tem 7%
Política
Deputado se oferece para ser o “candidato de Caiado” ao governo do DF
ELEIÇÕES