Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Mais de 2,3 milhões de goianos endividados podem renegociar suas dívidas; Veja como

Feirão Serasa Limpa Nome e Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas com bancos são oportunidades para tentar sair do vermelho

Redação - Goiânia, GO

Mais de 2,3 milhões de pessoas estão endividadas em Goiás

Mais de 2,3 milhões de pessoas estão endividadas em Goiás

Imagem: (Foto: Pixabay)

Até setembro deste ano, Goiás tinha registrado mais de 2,3 milhões de pessoas endividadas. Os números são do Serasa, que lançou, nesta semana, mais uma edição do Feirão Limpa Nome. Os descontos podem chegar em até 99% em dívidas com empresas de diversos segmentos. Os goianos inadimplentes também podem renegociar suas dívidas por meio de um mutirão de renegociação com bancos que está acontecendo em todo o país

A ação conta com parceria de mais de 10 mil agências dos Correios espalhadas pelo país, locais em que os endividados podem ter atendimento presencial.

O Feirão acontece até o dia 29 de novembro e não tem cobrança de nenhum tipo de taxa ou custo adicional para os interessados. A ação dispõe de ofertas de negociação com mais de mil empresas de varejo, bancos, telecomunicações, água, energia e demais segmentos.

Pela primeira vez, consumidores podem reunir boletos ou códigos Pix para negociar várias dívidas de uma só vez. Contas básicas de água, energia e gás também podem ser negociadas.

Os endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no app e site dos Correios.

Mutirão de renegociação de dívidas com bancos

Na última sexta-feira (1º) teve início o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma ação conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons de todo o país.

O objetivo é ajudar o consumidor a reequilibrar suas finanças. Assim, as pessoas que possuem dívidas com bancos e financeiras poderão negociar os seus débitos.

A edição anterior do mutirão, realizada em março deste ano, foram mais de 1,6 milhões de contratos repactuados. Na página do mutirão na internet é possível consultar a relação de bancos participantes. A ação segue até 30 de novembro.

Dívidas que podem ser negociadas

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso, não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas.

Durante a ação, as empresas participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, de acordo com cada política de crédito.

O mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento. Está superendividada aquela pessoa impossibilitada de quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou a de sua família. Nesse caso, a recomendação é entrar em contato diretamente com o Procon.

As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora, em seus canais oficiais, ou com intermediação por meio do portal Consumidor.Gov.Br. Nesse último caso, também é necessária uma conta Gov.br, nos níveis Prata ou Ouro.

Goianos endividados

Conforme dados do Serasa, até setembro deste ano, Goiás tinha registrado mais de 2,3 milhões de pessoas endividadas. O valor médio das dívidas dos goianos é de R$ 5,5 mil e estão concentradas, principalmente, em Instituições Financeiras (17,88%), Bancos e Cartões ( 29,55%) e Serviços (17,88%).


FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também