Interrelação entre os biomas Cerrado e Amazônia é tema destaque no Fica 2023
Confira a programação completa
Da Redação - Goiânia, GO
Divulgação/Internet.
Imagem: Reprodução
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que está sendo realizado até 18 de junho, na cidade de Goiás, é reconhecido internacionalmente por colocar em destaque as diversas questões ambientais contemporâneas. Por meio de mostras audiovisuais, atividades de formação, palestras, fóruns e conferências, o festival promove debates ampliados sobre nossa relação com o meio ambiente.
Neste ano, a 24ª edição do Fica terá como tema central a interrelação entre dois dos maiores biomas brasileiros: Cerrado e a Amazônia. Os dois territórios estão conectados e compartilham complexos processos em seus ciclos climáticos e biogeoquímicos. Portanto, as mudanças no uso da terra no Cerrado afetam a Amazônia e a integridade de seus ecossistemas. De maneira muito direta, mudanças na sazonalidade climática tendem a afetar o ciclo da água no Cerrado e sua capacidade de retenção para abastecimento das três grandes bacias brasileiras. O que acontecer com o Cerrado afetará radicalmente a Amazônia e vice-versa.
Mauro Pires, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), participa do fórum de encerramento, no dia 18 de junho. Graduando em Ciências Sociais pela UFG e mestre em Sociologia com dissertação sobre Políticas de Ocupação Agrícola no Cerrado e Meio Ambiente, já atuou no Ministério do Meio Ambiente e da Mudança Climática e também no gabinete da Secretaria de Biodiversidade e Florestas.
Representantes dos governos estadual e federal, da academia, de movimentos sociais, populações tradicionais e organizações com atuação junto ao setor produtivo, também participam das atividades promovidas pelo festival.
Homenagens
O artista plástico e professor da Universidade Federal de Goiás Carlos Sena é um dos homenageados do Fica 2023. A escultura ‘São Pedro Atendei às Nossas Preces’ foi escolhida para ilustrar a identidade visual do Fica 2023. A obra – que dialoga com a temática ambiental, pois aborda a questão da água, da escassez e da sua importância social – pertence ao acervo do Centro Cultural Universidade Federal de Goiás (UFG) e integrou a exposição individual do artista realizada em 2004, no Museu de Arte Contemporânea de Goiás.
Durante a cerimônia de encerramento do Festival, será feita a entrega de um troféu simbólico do Fica a Chico Macedo, que é maquinista e chefe de maquinária de cinema. Com cerca de 25 anos de atuação no audiovisual, ele participou de praticamente todas as produções na retomada do cinema feito em Goiás, a partir de 2000.
UEG no Fica
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) também está presente na 24ª edição do Festival Internacional Cinema e Vídeo Ambiental, com a 12ª SAU – Semana de Cinema Audiovisual da UEG e 2ª EECBC. A programação contempla vários painéis, conferências, mesas e homenagens que ocorrerão nos dias 14, 15, 16 de junho dentro do Fica.
O encerramento será na sexta, 16 de junho, às 18 horas. A programação completa pode ser acessada aqui! Também haverá uma Tenda Multiétnica trazendo cursos, oficinas e debates relacionados à área ambiental.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
SBT cancela exibição diária de ‘Chaves’ após solicitação de afiliadas
Decisão
Prefeito Rogério abre Dia das Crianças no Mutirama
Dia das crianças
Veja quando estreia a 2ª parte da última temporada de The Walking Dead
Nova Temporada