Conta de água deve ficar 7,02% mais cara em Goiás
Aumento da água ficou abaixo da inflação e levou em consideração o índice de dezembro de 2021 a janeiro de 2023 em Goiás
Redação - Goiânia, GO
Os ajustes nas tarifas de água e esgoto foram autorizados na 4ª Reunião Ordinária de 2023
Imagem: Reprodução/internet
A partir do próximo dia 1° de abril, a conta de água deve ficar 7,02% mais cara em Goiás. A medida se dá após a liberação de reajuste da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) para a Companhia Saneamento de Goiás (Saneago).
Segundo a AGR, o aumento ficou abaixo da inflação e levou em consideração o índice de dezembro de 2021 a janeiro de 2023. Também foi aprovada uma política para novas ligação de água, que devem ser atendidas em um prazo de até 90 dias.
Os ajustes nas tarifas de água e esgoto foram autorizados na 4ª Reunião Ordinária de 2023, realizada na segunda-feira (27/2). Dessa forma, a Saneago terá um prazo de 30 dias para divulgar o índice aos consumidores em todo o estado, que entrará em vigor em abril.
Entenda o cálculo
De acordo com a AGR, o período considerado para o cálculo foi de dezembro de 2021 a janeiro de 2023. Para chegar no índice de reajuste de 7,02%, foi utilizada a metodologia “Fator de Produtividade X”, que leva em consideração os custos gerenciáveis e as despesas.
Os custos gerenciáveis reúnem despesas, menos a taxa de regulação e os impostos (não gerenciáveis). Além do índice, a Nota Técnica também apresenta a nova tabela a ser aplicada pela Saneago.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
Dinheiro 'esquecido',R$ 8,6 bilhões ainda podem ser resgatados do BC
Dinheiro 'esquecido'
Goiás publica edital para 1ª etapa de programa que prevê 1,3 mil casas
Moradias
Rússia-Ucrânia: conflito pode fazer litro da gasolina chegar a R$ 10.
Aumento do combustív