Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro, sem taxa adicional na conta de luz

Modelo de bandeiras, da verde à vermelha, desestimula o consumo quando reservatórios de hidrelétricas estão baixos

Da Redação - Goiânia, GO

Babndeira verde em fevereiro

Conta de luz terá bandeira verde

Imagem: Reprodução/internet

A bandeira tarifária nas contas de luz de todo o país, em fevereiro, será verde. Portanto, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), não haverá cobrança de valor adicional nas faturas.

A bandeira verde será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional. O objetivo desse modelo tarifário — quando a bandeira está amarela ou vermelha — é desestimular o consumo de energia elétrica, com cobranças extras nas contas, quando as condições de geração no país não são favoráveis.

Com a chegada do período chuvoso, os níveis de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país sobe, o que dispensa o acionamento de usinas térmicas, que produzem energia mais cara.

Segundo o diretor-geral da agência reguladora, Sandoval Feitosa, a notícia confirma as projeções realizadas pela Aneel no ano passado e “que também apontam boas expectativas para os próximos meses”.

Mantida desde abril

A bandeira tarifária passou a ser verde para todos os consumidores brasileiros em 16 de abril de 2022, quando terminou a vigência da bandeira de escassez hídrica, instituída de forma emergencial por conta do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e da necessidade de acionamento de termelétricas.

Para os beneficiários de baixa renda, que usufruem da tarifa social de energia elétrica e ficaram de fora da cobrança adicional decorrente da escassez hídrica, a bandeira é verde desde dezembro de 2021.

 

FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também