Até hoje, Luc Montagnier rivalizava sobre a identificação do vírus com o cientista norte-americano Robert Gallo, que teria verificado o HIV em 1972.
Cientista ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 2008 pela descoberta do vírus da Aids; ele morreu aos 89 anos
Redação - Goiânia, GO
Luc Montagnier morreu aos 89 anos na França.
Imagem: Foto: Eric Feferberg / AFP
Morreu, aos 89 anos, o virologista francês Luc Montagnier, que ganhou o Prêmio Nobel por participação na descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da aids.
Montagnier compartilhou metade do Prêmio Nobel de Medicina de 2008 com a cientista francesa Françoise Barré-Sinoussi, por seu papel na descoberta do HIV. A outra metade foi concedida ao pesquisador de câncer Harald zur Hausen, da Alemanha.
O especialista, que gerou polêmica em 2020 por ter dito que acreditava que o novo coronavírus foi criado em laboratório chinês, nasceu em 1932 na França e obteve doutorado em virologia pela Universidade de Paris.
Mais tarde, tornou-se diretor da Fundação Mundial para Pesquisa e Prevenção da Aids na capital francesa.
Nos anos anteriores ao início da epidemia de aids, Montagnier havia feito descobertas significativas sobre a natureza dos vírus e contribuído para a compreensão de como eles podem alterar a informação genética dos organismos hospedeiros.
Sua investigação sobre o interferon, uma das defesas do corpo contra vírus, também abriu caminhos para a cura de doenças virais.
Fonte: Agencia Brasil
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
Austrália classifica coala como espécie ameaçada devido a desmatamento.
Coalas sofrem Desmat
Nepal lamenta as vítimas da queda do avião em Pokhara
Tragédia
Goiana que mora na Espanha relata situação com alagamentos em Valência
Calamidade