Furacão Milton: Autoridades alertam que condições irão se “deteriorar rapidamente”
Milhares de pessoas saíram de casa; tempestade deve causar grandes impactos na Flórida
Redação - Goiânia, GO
Nasa divulga imagens impressionantes do Furacão Milton, que tem ventos de até 257 km/h
Imagem: (Foto: Divulgação)
As principais autoridades federais de clima e serviços emergência dos Estados Unidos alertaram que as condições na Flórida logo começarão a se deteriorar rapidamente, pedindo aos moradores que levem o furacão Milton a sério.
“As condições vão se deteriorar rapidamente nas próximas horas, especialmente onde ele chegar primeiro ao longo da costa oeste”, pontuou o diretor do Centro Nacional de Furacões dos EUA, Michael Brennan, nesta quarta-feira (9).
Brennan destacou que ainda é difícil prever exatamente onde Milton chegará à costa.
“Mesmo tão perto quanto estamos da chegada [do furacão], não é realmente possível dizer exatamente onde ocorrerá a pior onda [de tempestade]”, alertou Brennan.
“Está a uma oscilação de se deslocar 16 ou 32 quilômetros, então é por isso que transmitimos esse risco para uma área tão grande”, explicou.
A administradora da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, Deanne Criswell, ressaltou que, além de mil agentes federais alocados na Flórida, o governo Biden está adicionando mais 1.200 agentes de busca e resgate de várias agências federais, 500 ambulâncias e 30 veículos de águas altas, helicópteros e barcos para auxiliar nos resgates após a passagem do furacão.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Atualmente, ele está na categoria 4 e teve rota atualizada, podendo chegar à Flórida às 23h desta quarta-feira (9), no horário local.
Ele deve crescer em tamanho, o que significa que, embora possa diminuir de categoria, seus impactos perigosos serão espalhados por uma área muito maior.
O furacão Milton chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.
Por CNN
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
Homem cai em poço e passa 3 dias preso; vizinhos achavam que era fantasma
coitado
Deputada é flagrada com vape em sessão sobre saúde na Colômbia
SITUAÇÃO CONSTRANGEDORA
Quando o excesso de jogos eletrônicos vira um problema
Saúde