Varíola dos macacos: Porto Alegre investiga primeiro caso suspeito da doença no Brasil
Paciente veio de Portugal e começou a apresentar sintomas no dia 13
Da redação - Goiânia, GO
Paciente veio de Portugal e começou a apresentar sintomas no dia 13
Imagem: Divulgação/Internet
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) monitora o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos identificado em um paciente de Porto Alegre (RS). Segundo a notificação, o possível infectado é um homem que chegou ao Brasil de Portugal no último dia 10. Na manhã desta segunda-feira, o paciente passará por uma consulta e terá o material coletado para que sejam feitos os exames.
Os sintomas tiveram início três dias depois, evoluindo para as lesões na pele características da doença no dia 20. De acordo com a última atualização, deste sábado, o paciente relatou uma melhora parcial das queixas. O diagnóstico segue em análise para confirmar se é a primeira infecção pelo vírus monkeypox identificada no país.
O CIEVS Nacional foi notificado sobre o caso há uma semana. O paciente, que foi a Porto Alegre para visitar a mãe, apresentou um quadro de dores de cabeça, aumento dos gânglios linfáticos e febre no dia 13.
— O mais importante agora é investigar para descobrir se é ou não. Para isso, é utilizado uma técnica chamada de PCR, a mesma do teste para a Covid-19. São coletadas amostras das feridas da pele, que são infectantes, e é verificado se o vírus da varíola dos macacos está presente ali — explica o médico geneticista Salmo Raskin, diretor do laboratório Genetika, em Curitiba.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
“Legítima defesa”: diz suspeito de matar torcedor do Palmeiras.
morte de torcedor
Filha de Pelé publica foto após morte: “Descanse em paz”
Morte de Pelé
Homens samambaias: polícia prende traficantes camuflados na Zona Oeste do Rio
Assista ao vídeo