Prefeitura reforma todas as escolas e comunidade aprova melhorias estruturais
Foi a primeira vez na história administrativa da cidade que isso aconteceu
Redação - Goiânia, GO
Quando uma escola é reformada, toda comunidade é beneficiada
Imagem: Jackson Rodrigues
As famílias de estudantes e crianças matriculadas na Escola Municipal Alto Do Vale e no Cmei Jardim América, unidades de regiões diferentes da cidade, celebram projeto que, pela primeira vez na história administrativa do município, investiu além do previsto na reforma de todas unidades de ensino ao mesmo tempo
Quando uma escola é reformada, toda comunidade é beneficiada. Foi partindo desse entendimento que a Prefeitura de Goiânia enviou recursos extras e investiu na reformas de todas as unidades de educação ao mesmo tempo. Ao todo, R$ 64 milhões foram destinados pela gestão do prefeito Rogério para o Escola Viva, programa que permite a autonomia financeira das instituições de ensino.
Foi a primeira vez na história administrativa da cidade que isso aconteceu. Até então, recursos eram enviados conforme as demandas chegavam à Secretaria Municipal de Educação (SME). Com o envio desses novos recursos, famílias de estudantes e crianças matriculadas celebram as melhorias estruturais registradas nos últimos dois anos.
Pais e responsáveis da Escola Municipal Alto Do Vale e do Cmei Jardim América, unidades de regiões diferentes da cidade, reforçam a importância do projeto e citam benefícios que só foram conquistados porque o município enviou repasses extras, de forma decentralizada, para as próprias escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Capital.
Cleonice Alves, mãe do pequeno Miguel Venâncio, de 6 anos, matriculado no 1º ano Escola Municipal Alto do Vale, é uma das que aprovam o projeto. “Conheço a instituição desde que ela foi fundada, em 2001, e fico muito feliz em acompanhar o grande avanço desde então. A atual administração tem feito grandes mudanças, contribuindo muito com a segurança dos alunos e funcionários”, afirma.
Uma avaliação parecida é feita pela Daiane Salles, moradora do Setor Alto do Vale e mãe da estudante Renata Rayane, matriculada na mesma escola onde o filho da Cleonice Alves frequenta. “Nesta gestão a área de lazer das crianças foi ampliada e a unidade reformada. Hoje, a Escola Municipal Alto do Vale é uma das melhores da região”, diz.
*Investimentos chegam às creches*
As melhorias estruturais, o reforço dos sistemas de segurança e a ampliação das salas promovidas pela Prefeitura de Goiânia chegaram também às unidades de educação infantil: creches e Cmeis. O prefeito Rogério explica que, com isso, “todas as unidades de educação do municipal se tornaram canteiros de obras”.
“Todas receberam recursos extras. Essa é a novidade desse projeto. No início de 2022, cada unidade recebeu R$ 100 mil para investir em melhorias para a comunidade escolar. Depois, neste ano, realizamos um novo repasse. Antes, essas reformas não eram possíveis porque os recursos não eram suficientes e democratizados”, explica o gestor.
Esse repasse fez a diferença no estrutura do Cmei Jardim América. Emanuele Pellegrini, mãe do pequeno Zian, de 2 anos, acompanhou a aplicação dos investimentos direcionados à unidade. “O espaço de convivência está mais seguro e a cozinha foi ampliada. Além disso, a manutenção e a pintura estão em dia. Neste momento, têm algumas pinturas interativas com amarelinha e centopéia, que deixam o espaço não apenas bonito, mas acolhedor e colorido para nossos filhos”, pontua.
Warley Teixeira de Carvalho, pai do Heitor, que também frequenta o Cmei Jardim América, explica que acompanha as melhorias registradas nos últimos dois anos. “Um projeto assim não beneficia apenas as crianças, mas toda a cidade de Goiânia. Logo meu filho vai concluir a fase dele na creche, mas virão os filhos de outras pessoas e, por isso, quanto mais benéficos e reformas, melhor”, avalia.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
Recém-nascida é abandonada em terreno baldio de Santo Antônio do Descoberto.
Salvamento de bebê
‘Sugar daddy’: polícia prende suspeito de abusos sexuais em Goiânia
PRESENTES
Bombeiros resgatam bebê de um ano que caiu em buraco de 2,5 metros, em Anápolis
VÍDEO