Prefeitura realiza serviços de limpeza nos córregos Cascavel e Botafogo
A frente segue trabalhando nas áreas até o próximo sábado
Redação - Goiânia, GO
Em média, a empresa retira 500 quilos de resíduos sólidos dos cursos d’água da Capital todos os dias
Imagem: Luciano Magalhães/ Comurg
A força-tarefa inclui remoção de lixo e galhos secos, catação, rastelação e roçagem nos trechos urbanos dos cursos d’água, e deve se estender até o próximo sábado (7/10)
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), inicia nesta quarta-feira (4/10) a limpeza do leito e das margens dos córregos Cascavel e Botafogo. A força-tarefa inclui remoção de lixo e galhos secos, catação, rastelação e roçagem nos trechos urbanos dos cursos d’água. A frente segue trabalhando nas áreas até o próximo sábado (7/10).
"No período da seca, o acúmulo de lixo em um córrego prejudica seu fluxo e compromete o ecossistema. Já no tempo chuvoso, o lixo pode acarretar em aumento do nível da água, contribuindo para a ocorrência de inundações”, alerta o presidente da Comurg, Alisson Borges.
Por isso, a Companhia promove rotineiramente a limpeza dos córregos e rios que atravessam o município, dentro de um planejamento que atende cada época do ano. Recentemente, por exemplo, a Comurg removeu 67 toneladas de entulhos e 437 pneus apenas do Rio Meio Ponte, responsável pelo abastecimento de água de metade da região metropolitana de Goiânia.
Em média, a empresa retira 500 quilos de resíduos sólidos dos cursos d’água da Capital todos os dias. Além de pneus, são facilmente encontrados na água e nas margens garrafas e embalagens plásticas, e até mesmo itens como sofás, geladeiras e colchões.
“Pedimos a colaboração da comunidade no sentido de não descartar lixo nos córregos e rios e nem mesmo na rua, porque ele pode acabar sendo arrastado para os cursos d’água, gerando transtornos para a própria população”, destaca Alisson Borges.
*Destinação correta*
Goiânia é uma das poucas cidades brasileiras com coleta orgânica e seletiva porta a porta. O lixo doméstico deve ser acondicionado nas lixeiras nos dias e horários em que os caminhões passam fazendo o recolhimento. A programação de atendimento a todos os bairros está disponível no site da Prefeitura (goiania.go.gov.br) e nas redes sociais da Comurg (@comurggoiania).
Já itens como pneus, móveis e eletrodomésticos inservíveis devem ser descartados nos Ecopontos ou recolhidos pelo Cata-treco. Os endereços dos Ecopontos também estão disponíveis nas redes sociais. O serviço de cata-treco, pode ser agendado através do telefone (62) 3524-8555 ou pelo WhatsApp (62) 99855-8555.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
Matrículas de estudantes novatos em escolas e Cmeis tem início hoje
Cadastro antecipado
Pitbull invade casa, mata cachorro e morde rosto de criança em GO
Descuido
Homem que morreu engasgado com enroladinho de salsicha pegou salgado escondido
Para ninguém ver