Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Prefeitura oferece atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social

Dentre as iniciativas, estão ainda, a Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Redação - Goiânia, GO

Rogério Cruz (Prefeito de Goiânia )

Nestes locais, também são atendidas pessoas com deficiência

Imagem: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

O objetivo é amparar população em situação de risco social, promover a integração e fortalecer as relações comunitárias. “Nosso olhar é de cuidado, para aumentar esse acesso e a qualidade de vida das pessoas”, diz o prefeito

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), disponibiliza uma série de serviços na área social aos goianienses. O objetivo deste trabalho é amparar a população em situação de vulnerabilidade e risco social, promover a integração e fortalecer as relações comunitárias.

“O cuidado com todos os goianienses é um compromisso da nossa gestão, por isso temos essa atenção com os mais vulneráveis, que muitas vezes não têm acesso aos programas sociais por falta de informação. Ou que não tem acesso a uma atividade junto à comunidade, em especial as crianças e idosos. Nosso olhar é de cuidado, para aumentar esse acesso e a qualidade de vida das pessoas”, diz o prefeito Rogério. 

Criança Feliz, Acessuas Trabalho e BPC na Escola são exemplos de programas oferecidos pela pasta. O Criança Feliz, por exemplo, é uma iniciativa, realizada pelo governo federal, para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância. Já o Acessuas Trabalho promove o acesso ao mundo laboral por meio de informações e orientações sobre direitos e oportunidades que estimulem o reconhecimento de potenciais e habilidades.

Dentre as iniciativas, estão ainda, a Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que leva gratuitamente atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas para crianças, jovens e idosos de todas as regiões, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Núcleos de Assistência Social (NAS). A inscrição para as atividades é feita diretamente nas unidades. 

Nestes locais, também são atendidas pessoas com deficiência; que sofreram violência; vítimas de trabalho infantil; jovens e crianças fora da escola, ou que cumprem medidas socioeducativas; idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais; além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).

Proteção Social Especial

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) constitui-se numa unidade responsável por ofertar o serviço de orientação e apoio especializado de Assistência Social a indivíduos e famílias que estejam com seus direitos violados, por meio do Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), e o serviço de Orientação e Acompanhamento a Adolescentes em cumprimento de Medida Sócio-Educativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.

Este serviço atua especificamente com famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos devido a: violência física, psicológica e negligência; violência sexual, afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou de proteção, tráfico de pessoas, situação de rua e mendicância, abandono, vivência de trabalho infantil e discriminação.




FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também