Prefeito Rogério destaca esforços para garantir acesso à água potável e tratamento de esgoto aos goianienses
Ao lado do governador Ronaldo Caiado, prefeito Rogério afirmou o compromisso da Capital com as discussões das Microrregiões de Saneamento Básico
Redação - Goiânia, GO

Rogério no lançamento do projeto
Imagem: Jackson Rodrigues
A iniciativa reúne gestores dos 246 municípios goianos, a fim de discutir a universalização do saneamento básico. “Em Goiânia, alcançamos 99% da população atendida com abastecimento de água. Somos destaque em saneamento básico para todo o país”, afirmou prefeito_
O prefeito Rogério Cruz participou do lançamento das Microrregiões de Saneamento Básico (MSBs), na manhã desta quinta-feira (28/9), no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A iniciativa reuniu gestores dos 246 municípios goianos, a fim de discutir a universalização do saneamento básico. Instituída pela Lei 182/2023, a criação das MSBs atende o Novo Marco Legal do Saneamento e divide o território do Estado em Oeste, Centro e Leste. Goiânia faz parte da microrregião Centro, composta por 88 municípios.
Durante o lançamento, o prefeito falou da importância da união de forças entre Estado e municípios para a universalização do saneamento básico. “Parabéns a todos que estão envolvidos nesse processo. Essa parceria é muito importante e, com certeza, a capital vai participar de todas as discussões”, afirmou. “Em Goiânia, alcançamos 99% da população atendida com abastecimento de água. Somos destaque em saneamento básico para todo o país”, destacou.
O governador Ronaldo Caiado falou da sensibilidade do prefeito Rogério e de gestores dos demais grandes municípios por formalizarem contratos com a Saneago. “Agradeço pela sensibilidade, pois Goiânia é responsável por 36% da arrecadação para que haja uma tarifa social, uma tarifa única no Estado de Goiás. Se nós perdêssemos o contrato de Goiânia e das cidades maiores, as cidades com menor estrutura seriam prejudicadas”, destacou.
O presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, afirmou que a Capital é uma das melhores no quesito saneamento. “Goiânia é exemplo de saneamento e segurança hídrica no Brasil. Temos o menor índice de perdas na distribuição de água, na faixa dos 15%. No atendimento em esgoto, estamos com 94%”, pontuou.
“Goiânia avança cada vez mais no trabalho para acesso à água tratada e esgoto. O contrato de concessão com a Saneago é de 30 anos e representa o compromisso do município com o saneamento básico. Por meio das microrregiões, os municípios goianos vão trabalhar juntos no mesmo propósito”, assinalou o presidente da Agência de Regulação de Goiânia (AR), Hudson Novais.
Por meio das discussões dentro da iniciativa das MSBs, os municípios e o Estado vão tomar decisões de saneamento, definir estratégias, ações e investimentos necessários para alcançar a universalização dos serviços em Goiás até 2033.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também

Bebê é resgatada após cair em buraco de 4 metros de profundidade em obra
SUSTO

Homem é preso por receptação de caminhonete roubada e clonada, em Itumbiara
Itumbiara

Rogério Cruz destaca importância de oferecer serviços de cartórios em Mutirão
Serviços