Mineração Maracá emite nota sobre decisão do TJ Goiás
Segundo o texto, até o presente momento, o mérito da ação não foi julgado e nenhuma responsabilidade foi atribuída à Mineração Maracá
Da Redação - Goiânia, GO
Divulgação
Imagem: Reprodução/internet
A Mineração Maracá, proprietária e operadora da mina de cobre-ouro na cidade de Alto Horizonte-GO, esclarece informações divulgadas nos últimos dias em relação às alegações do município de Campos Verdes, localizada a aproximadamente 40 km da operação da Mina.
Nossa mina opera com licenças e autorizações válidas e possui diversos programas de gerenciamento e monitoramento em curso. O PGRH, por exemplo, realiza a coleta e análise da qualidade das águas superficiais e subterrâneas em diversos pontos nos rios, córregos e poços de monitoramento na região, além de avaliar a qualidade da água potável dentro da operação. As amostras são coletadas seguindo rígidos padrões de qualidade, transportadas para laboratórios certificados e os resultados são comunicados às autoridades ambientais por meio do Relatório de Controle Ambiental.
Assim que tomamos conhecimento das alegações formuladas pelo Município de Campos Verdes, revimos os dados técnicos que detínhamos e contratamos um perito independente para rever esses dados e analisar novas amostras coletadas no Rio dos Bois. Os resultados das análises indicam que as alegações de danos ambientais e de impactos à saúde pública formuladas pelo Município de Campos Verdes não estão relacionadas às nossas operações.
Apesar de os dados técnicos apontarem que a Mineração Maracá não é responsável pela situação relatada pelo Município de Campos Verdes, mantivemos contato imediatamente para nos colocar à disposição e realizar os exames. Em Julho/2022, o Juízo de Santa Terezinha de Goiás determinou que os exames fossem realizados em 6 (seis) meses. Assim, em agosto/2022, protocolamos ofício na Prefeitura de Campos Verdes reiterando nossa disponibilidade.
Estamos analisando cuidadosamente a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás. Até o presente momento, o mérito da ação não foi julgado e nenhuma responsabilidade foi atribuída à Mineração Maracá.
Caso danos ao meio ambiente ou à saúde pública sejam de fato comprovados, o que ainda não aconteceu, será necessário apurar a atuação de todas as atividades existentes no município de Campos Verdes para que se determine qual é a verdadeira causa raiz da alegada contaminação. Agradecemos a confiança de todos e reafirmamos o nosso compromisso com a mineração responsável
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
Prefeitura promove 12ª edição do Programa Intensifica Saúde Goiânia
Saúde
Goianos seguram passageiro que tentava abrir porta de avião em voo para o Panamá
SUSTO
Funcionária é presa suspeita de desviar R$ 280 mil da clínica onde trabalhava
Se deu mal