Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Bailarino do Basileu França é “Melhor Jovem Talento” em prêmio internacional na Suíça

Miguel é natural de Brasília, mas se tornou bailarino na Escola do Futuro em Artes Basileu França, em Goiânia

Redação - Goiânia, GO

Bailarino Miguel Oliveira

Bailarino Miguel Oliveira, de 16 anos, destaque em competição internacional voltada para jovens talentos do balé

Imagem: Foto: Gregory Batardon

O bailarino Miguel Oliveira, de 16 anos, recebeu o prêmio de “Melhor Jovem Talento” pela Fundação Nureyev, no Prix de Lausanne, na Suíça. Miguel é natural de Brasília, mas se tornou bailarino na Escola do Futuro em Artes Basileu França, em Goiânia. A coordenadora de dança da Escola, Simone Malta, celebrou o destaque internacional. “Tudo isso faz com que a escola se destaque entre tantas outras do mundo. Miguel já segue sua jornada de Goiás para o Mundo”, afirmou.

Na hora de receber o prêmio, Miguel disse que sentiu um frio na barriga quando ouviu seu nome. “É uma etapa muito importante na minha vida e ter o prazer de receber um prêmio pelo trabalho que tive, junto com os meus professores, é algo inexplicável”.

Apenas dois brasileiros disputaram o Prix, que foi realizado em Montreux, na Suíça, de 30 de janeiro a 6 de fevereiro. Pelo destaque na competição, Miguel também ganhou bolsa de estudos em seis instituições consagradas. Ele escolheu estudar em Hamburgo, na Alemanha.

Segundo o bailarino, a experiência na Suíça foi inesquecível. “Todos os bailarinos podiam ter o privilégio que tive. Isso seria incrível, ter aula com professores do mundo inteiro, poder se apresentar para milhares de pessoas por meio das transmissões. É algo único e que me acrescentou muito”.

O júri do Prix de Lausanne selecionou, ao todo, sete vencedores. Todos terão a oportunidade de entrar para prestigiadas escolas e companhias parceiras da competição suíça. Foram 81 bailarinos selecionados. Destes, 70 participaram da competição e 20 foram finalistas.

O prêmio conquistado na Suíça não deve ser o único de Miguel em 2022. O bailarino também disputa a final do Youth America Grand Prix (YAGP) 2022, considerado o maior festival de balé do mundo em oferta de bolsas de estudo para bailarinos. O jovem está classificado na categoria sênior.

Além de Miguel, outros 12 bailarinos da Escola Basileu França vão disputar a final. “Eles representaram muito bem a escola e a qualidade que a EFG preza”, afirma a coordenadora de Dança, Simone Malta.

A Escola Brasileu França atende aproximadamente três mil alunos atualmente, em formações artísticas desde os cinco anos de idade até projetos como o “Vai Idade”, da área de teatro que atende mulheres acima de 45 anos.

 

 

 

 

Fonte: Mais Goias

FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também