Alego inaugura trabalhos legislativos na nova sede no parque Lozandes
Palácio Maguito Vilela teve portas abertas para que jornalistas conhecessem as novas estruturas
Redação - Goiânia, GO
Fachada da nova Assembleia Legislativa de Goiás
Imagem: Maykon Cardoso
Os trabalhos legislativos foram iniciados na nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás nesta 5ª feira (3), data em que a Casa também abriu suas portas para que jornalistas conhecessem as novas estruturas.
“Um marco histórico para o Parlamento estadual.”
Foi assim que o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), definiu o momento.
O Palácio Maguito Vilela, no Park Lozandes, região Leste de Goiânia, tem como um dos seus grandes destaques o fim do uso do papel, tendendo, dessa forma, os princípios do Selo Verde, marca já registrada da Casa, e reforçando também o compromisso sustentável.
A galeria, local onde os cidadãos podem acompanhar in loco os trabalhos legislativos, foi instalada no piso superior do novo plenário e foi aberta ao público pela 1ª vez desde o fechamento, ainda na sede antiga, devido à pandemia.
Inauguração da nova sede da Alego
A sessão nesta 5ª (3) é a 1ª reunião deliberativa do 4º período da 19ª Legislatura e, na prática, abrirá os trabalhos legislativos de 2022.
Regimentalmente, a abertura se dá no dia 15 de fevereiro, mas nesse ano, o calendário de retomada das sessões foi alterado em virtude do atraso na entrega da obra da nova sede por parte da empresa responsável.
A inauguração total do prédio, porém, ainda será marcada.
Segundo o diretor de Comunicação da Alego, André Furquim, a cerimônia ocorrerá quando o prédio estiver todo concluído, sobretudo a parte administrativa.
“A gestão de Lissauer e o trabalho dos outros 40 deputados foi fundamental para acalentar esse sonho de 17 anos em apenas 3 anos”, afirmou Furquim.
Nova sede da Alego
O Palácio Maguito Vilela tem área total construída de 44.528,71 metros quadrados e torna possível à população acompanhar, ainda mais de perto, as atividades desenvolvidas na Casa.
O novo plenário, por exemplo, teve a galeria ampliada e, agora, passa a contar com capacidade para mais de 200 pessoas.
A estrutura possui também uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, dois miniplenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, mais Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência.
Outro diferencial da nova Casa é a disponibilidade de estacionamento.
Uma das principais reclamações dos visitantes, em relação ao prédio anterior — Palácio Alfredo Nasser, na Alameda dos Buritis, Setor Oeste — era quanto à falta de vagas, principalmente para as comitivas do interior do estado, uma questão que será solucionada pelas mais de mil vagas de estacionamentos oferecidas no Palácio Maguito Vilela.
Fonte: Folha Z
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
Lula pediu para acelerar despolitização e renovação do GSI
Política
Padre Kelmon processa igreja ortodoxa e exige indenização de R$ 500 mil por
"Religioso"
Presidente convoca reunião de despedida e planeja ir para Orlando até sexta
Bolsonaro