Terremoto atinge Mianmar e Tailândia; número de mortos chega a 144
Tremor de magnitude 7,7 ocorreu a uma profundidade de 10 km
Redação - Goiânia, GO

Terremoto atinge Mianmar e Tailândia; número de mortos chega a 144
Imagem: Foto: Reprodução Youtube
Um forte terremoto de magnitude 7,7 com epicentro em Mianmar, no Sudeste Asiático, atingiu nesta sexta-feira (28) também a vizinha Tailândia. O número de mortos chegou a 144. A quantidade de feridos é de 732, de acordo com o chefe da junta responsável por resgates. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o estrago.
Um prédio em construção desabou na capital tailandesa, Bancoc, assim como edifícios ruíram em cidades birmanesas, com dano maior em Mandalay, segunda maior cidade de Mianmar.
O terremoto ocorreu na hora do almoço, às 12:50 locais (3h20 da manhã de Brasília, que está 9h30 atrasada em relação à região). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o evento de magnitude 7,7 ocorreu a uma profundidade de 10 km, seguido 11 minutos depois por uma forte réplica de 6,4 e por outras mais moderadas. Quanto mais próximo for o sismo da superfície terrestre, maior será o estrago —tremores a até 70 km de profundidade costumam ser considerados superficiais.
O epicentro foi a 17 km de Mandalay, cidade de cerca de 1,5 milhão de pessoas que é a antiga capital real de Mianmar e um importante centro para o budismo. Mas o sismo foi sentido em locais tão distantes quanto Bancoc, a mais de 1.000 km de distância, e, segundo a agência de notícias Xinhua, Yunnan, província no sudoeste da China, onde não há relatos de vítimas.
Na capital tailandesa, turistas correram em roupões e trajes de banho em pânico enquanto caía água de uma piscina no topo de um hotel de luxo, segundo testemunhas —cena que rapidamente se espalhou nas redes sociais.
Em Bangkok, prédios de escritórios e estabelecimentos comerciais foram rapidamente evacuados diante da potência do terremoto e algumas linhas de trem e metrôs suspenderam as viagens. O terremoto também foi sentido na província chinesa de Yunnan, na fronteira com Mianmar, de acordo com o Centro de Redes Sísmicas da China (CENC), que calculou a magnitude em 7,9.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também

Mulher com doença cardíaca grave é salva por alerta do Apple Watch
Saúde

Aluno de 6 anos atira em professora dentro da sala de aula
EUA

O que Bento XVI pensava sobre a vida após a morte
Papa Bento XVI