Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Prefeitura substituirá árvores com saúde comprometida próximo às feiras

O trabalho será executado conforme cronograma da Companhia de Urbanização de Goiânia

Redação - Goiânia, GO

Pode de árvore na capital

O objetivo da requalificação arbórea é evitar quedas de árvores em regiões com grande movimento de pessoas

Imagem: Paulo José

A agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) autorizou em novembro a substituição de 60 árvores ou palmáceas por outros 71 exemplares. “Ação faz parte da requalificação arbórea da cidade e evita riscos de queda de árvores já no final do ciclo de vida”, explica o presidente Luan Alves

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizou vistoria em nove praças de Goiânia que recebem feiras livres no último mês de novembro. Após a conclusão do trabalho técnico realizado por biólogos e agrônomos, a gestão municipal realizará a substituição de árvores já em final de ciclo de vida. O trabalho será executado conforme cronograma da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). “A intenção é proteger a vida humana, ao mesmo tempo em que garantimos a manutenção da arborização nesses espaços”, avalia o presidente da Amma, Luan Alves.

O objetivo da requalificação arbórea é evitar quedas de árvores em regiões com grande movimento de pessoas, como ocorreu na manhã da sexta-feira (1º/12), quando uma árvore do Bosque dos Buritis caiu sobre barracas e pessoas durante o horário de pico de uma feira no Setor Oeste. Esse cuidado é ainda mais importante na atual época do ano, quando são comuns chuvas muito fortes e ventania. Na tempestade do dia 21 de novembro, por exemplo, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) contou mais de 70 galhos e 160 árvores caídas em diferentes regiões da cidade.

Capital mais arborizada do Brasil e a segunda do mundo, perdendo apenas para Edmonton no Canadá, Goiânia recebe as ações que visam manter a posição e, ao mesmo tempo, substituir a arborização mais antiga, com ciclo de vida comprometido. “Em todos os casos é importante destacar que são substituições, após a retirada será realizado o replantio, aproveitando ainda o período chuvoso”, explica o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da Amma, Ormando Pires. Na maioria dos casos, a compensação será de uma árvore retirada por outra, tendo em vista o espaço pequeno para a arborização nas praças.

Apesar do trabalho preventivo, fortes temporais e ventanias podem causar quedas de árvores. No caso de árvores caídas, a solicitação de retirada pode ser realizada pelo WhatsApp (62) 9 9855-8555.

*Praça do Jacaré*

Na Praça do Jacaré, localizada no Setor Criméia Oeste, foi autorizada por biólogos da Amma a retirada de 12 exemplares de jambolões. Todos foram plantados na mesma época e estão em final de ciclo de vida, apresentando ainda necroses com cerne exposto e tecido apodrecido nos troncos, e atacados por cupins. De acordo com o parecer técnico serão plantadas quatorze mudas de outras árvores na parte interna da Praça do Jacaré como compensação ambiental.

*Feira Múltipla*

Na região da Feira da Múltipla, a Amma autorizou a retirada de onze exemplares arbóreos, mantendo ainda outras 41 árvores na região. Serão plantadas onze mudas de outras espécies no estacionamento do Parque de Exposição Agropecuário no Setor Nova Vila.

Entre as espécies que serão retiradas, estão três mongubas que já estão em final de seu ciclo biológico, apresentando necroses na base do tronco e com sinais de ataque pelo inseto Mãe-de-sol. As larvas do parasita são capazes de perfurar a madeira e enfraquecem a base das árvores, que chegam a perder galhos ou cair por completo.

Também serão retiradas seis flamboyants e um fícus, também em final de seu ciclo biológico, apresentando necroses na base do tronco, e uma albizia que já está morta, totalmente seca.

*Praça João Rassi / Feira Criméia Leste*

Na Quadra R, no Setor Criméia Leste, foi autorizada pelos técnicos da arborização da Amma a retirada de um exemplar de tamboril, como medida de precaução e segurança, o qual apresenta inclinação em direção à via e ao local onde ocorre a Feira. A compensação exigida para este caso foi o plantio de três mudas de outras árvores nativas do Cerrado.

*Praça Santíssimo Redentor / Feira Monte Cristo*

Na área interna da Praça Santíssimo Redentor, foram autorizadas, após vistoria técnica e assinatura de parecer por biólogo da Amma, a retirada de dez jambolões. Foi constatado que as árvores estão em final de seus ciclos biológicos, apresentando necroses com cerne exposto e tecido apodrecido nos troncos, atacados por cupins. A compensação ambiental será o plantio e manutenção de outras dez mudas nativas do Cerrado na área interna da praça.

*Feira do Requinte / Praça Tiradentes*

A Praça Tiradentes, localizada no Setor Cidade Jardim, terá a substituição de três árvores por outras cinco. Serão retirados um ipê-rosa e um fícus, já em final de ciclo de vida, e um tronco de outra árvore já morta e não identificada.

*Praça Universitária*

A Praça Universitária em Goiânia é uma das mais arborizadas e possui 165 exemplares arbóreos ou de palmeiras. Após a vistoria técnica, a Amma autorizou a retirada de apenas quatro exemplares de flamboyant, um de fícus e outro de uma espécie já morta e não identificada. Como compensação ambiental, serão plantadas oito mudas de árvores nativas do Cerrado. Além disso, será realizada ainda a poda de manutenção e limpeza em outras seis árvores presentes na praça.

*Praça Tamandaré / Feira da Lua*

A Praça Tamandaré possui 345 exemplares arbóreos ou de palmáceos. Após vistoria técnica, a praça terá a retirada de seis exemplares de pau-ferro, que apresentam o caule com brocas; cinco exemplares palmáceos que estão com o caule inclinado, e dois com caule necrosado, além de seis exemplares de sibipiruna, também com caule necrosado. Como compensação ambiental serão plantadas 20 mudas diversas de árvores nativas do Cerrado. Será realizada ainda a poda de manutenção em outras árvores.

*Praça do Sol / Feira do Sol*

A Praça do Sol, no Setor Oeste, possui 77 exemplares arbóreos ou de palmáceos. Em fevereiro deste ano, a Comurg realizou a retirada de árvore no local, após parecer técnico da Amma que autorizou a retirada de quatro árvores. Na mesma praça já havia sido autorizado, em dezembro de 2022, a retirada de um flamboyant. Outras mudas foram plantadas em substituição às retiradas. Após nova vistoria, em novembro deste ano, biólogos da Amma recomendaram apenas poda de manutenção e limpeza na arborização da praça.

*Bosque dos Buritis / Feira do Atheneu Dom Bosco*

Na região do Bosque dos Buritis, a Amma autorizou a poda dos galhos sobre o passeio público para os exemplares arbóreos localizados na Rua 1, Setor Oeste.


FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também