Prefeitura de Goiânia retira mais de 300 toneladas de lixo por mês de bocas de lobo
Gestão municipal alerta para a importância da conscientização dos moradores, a fim de evitar o descarte irregular de resíduos.
Redação - Goiânia, GO
As bocas de lobo são fundamentais para a gestão das águas pluviais nas zonas urbanas
Imagem: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), retira mais de 300 toneladas de lixo por mês de bocas de lobo. Os serviços de limpeza e desobstrução das caixas responsáveis pela captação de água pluvial fazem parte da rotina de equipes da Seinfra, além da construção e recuperação dos dispositivos.
Por determinação do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, está em desenvolvimento o Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). No entanto, a gestão municipal alerta para a importância da conscientização dos moradores, a fim de evitar o descarte irregular de lixo. “Com o vento e a água da chuva, o lixo descartado irregularmente nas ruas vai para as bocas de lobo. Esse canal tão importante para o escoamento de água pluvial acaba entupindo, o que causa problemas de alagamento”, destaca o prefeito Rogério.
De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, foram recuperadas mais de duas mil bocas de lobo e construídas outras 770 no primeiro semestre de 2023. “Nossas equipes trabalham por toda a cidade, seja na construção, recuperação ou desobstrução dos dispositivos. A cooperação da população é essencial para aprimoramento dos nossos serviços, em combate aos alagamentos que tanto afetam nossa Capital”, diz.
Cuidados
As bocas de lobo são fundamentais para a gestão das águas pluviais nas zonas urbanas – elas previnem inundações e alagamentos, e contribuem com a segurança e saúde da população. Para que o sistema de drenagem funcione bem, é preciso que os dispositivos de escoamento estejam adequados.
As equipes realizam limpeza constante para que os canais exerçam sua função. A responsabilidade da população, nesse sentido, é evitar que as bocas de lobo sejam entupidas com lixo, entulho e outros resíduos. “Cuidar das bocas de lobo é zelar pela saúde de todos, não somente de sua família, mas de toda a população. Estamos trabalhando para combater os alagamentos e o apoio de todos é fundamental”, reitera o prefeito Rogério.
A população pode solicitar serviços da Seinfra pelo telefone do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), (62) 3524-8363 ou pelo aplicativo Prefeitura 24h.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
Suspeita de enviar bombons que mataram mulher no Rio é presa
Motivada por ciúmes
Ministério do Planejamento autoriza segunda etapa do Programa Macambira
Macambira Anicuns
Projeto proíbe alunos de usar celular e tablet em escolas de Goiânia
MAIS FOCO