Prefeitura de Goiânia estuda implantação de direita livre em pontos estratégicos da Capital
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), investe na construção de melhorias para a mobilidade na Capital
Redação - Goiânia, GO

Atualmente, a Engenharia de Trânsito da pasta trabalha na implantação da direita livre, solução que deve ser adotada em pontos estratégicos da Capital
Imagem: Mobilidade/ Secom
“Direita livre não significa avançar o semáforo, já que o condutor só poderá fazê-lo quando o cruzamento for sinalizado com a permissão. Alteração que será muito bem avaliada pela Secretaria de Mobilidade para que não comprometa, principalmente, o trânsito de pedestres, ciclistas e outros atores do trânsito que são mais vulneráveis”, afirma secretário Marcelo Torrubia_
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), investe na construção de melhorias para a mobilidade na Capital. Dentre as soluções implantadas, estão faixas de pedestres elevadas e motoboxes.
Atualmente, a Engenharia de Trânsito da pasta trabalha na implantação da direita livre, solução que deve ser adotada em pontos estratégicos da Capital, dentre eles, a Região Central. A inovação está presente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 2021, e prevê a possibilidade de o condutor realizar a conversão livre à direita, em cruzamentos semaforizados específicos.
“Direita livre não significa avançar o semáforo, já que o condutor só poderá fazê-lo quando o cruzamento for sinalizado com a permissão. Se ela existe, não há o que se falar de avanço de sinal. É uma alteração que será muito bem avaliada pela Mobilidade para que não comprometa o trânsito de pedestres, ciclistas e outros atores do trânsito que são mais vulneráveis”, afirma o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.
A engenharia da pasta leva em consideração a segurança do pedestre, por isso, a inovação deve ser implantada de forma gradativa, em pontos onde a segurança do pedestre não é comprometida. A alteração pode promover uma fluidez maior em vias onde há um maior número de veículos com a intenção de fazer essa conversão.
*Outras iniciativas*
A Secretaria Municipal de Mobilidade iniciou um projeto para implantação de faixas elevadas nas portas de Cmeis, Ciams, Cais e creches. Atualmente, a pasta trabalha na implantação de faixas na Região Noroeste da Capital. “Já são 25 faixas neste modelo para garantir condições de acessibilidade e conferir mais segurança dos pedestres nas vias públicas”, destaca o prefeito Rogério Cruz.
O Motobox, espaço reservado aos motociclistas que garante a sua segurança, tem avaliação positiva da Mobilidade e da população, que tem respeitado a delimitação do espaço para esses veículos menores e mais vulneráveis.
“O objetivo é dar prioridade para quem trafega sobre duas rodas na abertura do sinal de trânsito, permitindo que possa partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir”, detalha Torrubia, ao pontuar que a Capital possui cerca de 315 motoboxes.
_Fotos: Mobilidade/ Secom_
*Legenda:*
Prefeitura de Goiânia estuda implantação de direita livre em pontos estratégicos da Capital: gestão investe na construção de melhorias como faixas de pedestres elevadas e motoboxes
*Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia*
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também

500 donos de carros elétricos são investigados por fraude no IPVA em Goiás
OPERAÇÃO QUÍRON

Dono de pit dog morre em acidente que envolveu motorista bêbado, em Goiânia
EMBRIAGADO

Justiça condena motorista pela morte da jovem Raissa Mikaelle
CONDENAÇÃO