Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Milei recua novamente e assina declaração final do G20

Presidente argentino havia antecipado que iria se negar a assinar documento. Antes, ele também falou que não assinaria Aliança Contra a Fome

Redação - Goiânia, GO

Milei recua novamente e assina declaração final do G20

Milei recua novamente e assina declaração final do G20

Imagem: (Foto: Internet)

A Argentina assinou a Declaração de Líderes do Rio de Janeiro. O documento reúne todos os pontos de concordância dos países participantes do G20. A chancela veio em meio a um dia de negociações durante a cúpula das 20 maiores economias do mundo.

A decisão passou pelo crivo do presidente argentino, Javier Milei, que havia anunciado que iria se negar a assinar o documento. Antes, ele também falou que não iria aderir à Aliança Global Contra a Fome, mas por fim concordou com a proposta.

Um dos principais pontos de discordância de Milei com a declaração final da cúpula é a questão da Agenda 2030, documento elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O presidente argentino também havia manifestado contrariedade sobre a tributação de grandes fortunas e a atuação do estado para enfrentar a fome. No entanto, a assinatura do documento demonstrou mais um recuo de Milei.

O primeiro deles no dia foi quanto à adesão à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Embora tenha dito que tal questão não deveria ser abordada pelo estado, mudou de posição. A medida foi uma das principais bandeiras do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante toda a presidência do país no G20.

A declaração dos líderes no G20 tem 24 páginas. No documento, entre outros temas, há um pedido por cessar-fogo na Faixa de Gaza, além de uma menção ao interesse por paz na Ucrânia.

FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também