Milei recua novamente e assina declaração final do G20
Presidente argentino havia antecipado que iria se negar a assinar documento. Antes, ele também falou que não assinaria Aliança Contra a Fome
Redação - Goiânia, GO
Milei recua novamente e assina declaração final do G20
Imagem: (Foto: Internet)
A Argentina assinou a Declaração de Líderes do Rio de Janeiro. O documento reúne todos os pontos de concordância dos países participantes do G20. A chancela veio em meio a um dia de negociações durante a cúpula das 20 maiores economias do mundo.
A decisão passou pelo crivo do presidente argentino, Javier Milei, que havia anunciado que iria se negar a assinar o documento. Antes, ele também falou que não iria aderir à Aliança Global Contra a Fome, mas por fim concordou com a proposta.
Um dos principais pontos de discordância de Milei com a declaração final da cúpula é a questão da Agenda 2030, documento elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O presidente argentino também havia manifestado contrariedade sobre a tributação de grandes fortunas e a atuação do estado para enfrentar a fome. No entanto, a assinatura do documento demonstrou mais um recuo de Milei.
O primeiro deles no dia foi quanto à adesão à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Embora tenha dito que tal questão não deveria ser abordada pelo estado, mudou de posição. A medida foi uma das principais bandeiras do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante toda a presidência do país no G20.
A declaração dos líderes no G20 tem 24 páginas. No documento, entre outros temas, há um pedido por cessar-fogo na Faixa de Gaza, além de uma menção ao interesse por paz na Ucrânia.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
STF vai julgar se redes sociais são culpadas pelo avanço de fake news
Redes Sociais
Falsificação de cartão da filha de Bolsonaro começou na cidade de Cabeceiras
Fraude
Influencer expulsa de academia é recebida em outra academia
POLÊMICA