Médicos desenvolvem exame de sangue para detectar câncer de intestino
O teste usa inteligência artificial para buscar sinais de proteínas liberadas pelas células cancerígenas do intestino
Redação - Goiânia, GO
É feito através de um exame de sangue com inteligência artificial (AI)
Imagem: Reprodução/internet
Pesquisadores da Universidade de Swansea, no País de Gales, desenvolveram um exame de sangue feito com inteligência artificial (AI) para detectar câncer de intestino. O teste CanSense-CRC usa luz laser e um algoritmo artificial para analisar uma pequena amostra em busca de sinais de proteínas liberadas por células cancerígenas do intestino.
De acordo com os cientistas, é um modelo barato, rápido e não invasivo, e que tem precisão de até 96% na detecção do câncer de intestino, contribuindo para acelerar uma investigação mais rigorosa da doença, que é feita tradicionalmente com exames de colonoscopia.
O novo teste custa em torno de cem libras (aproximadamente R$ 628), cerca de um quarto do preço de uma colonoscopia no Reino Unido. Os médicos envolvidos na pesquisa acreditam que o valor possa ser reduzido à medida que mais exames forem feitos.
Os pesquisadores esperam que o resultado positivo seja usado para dar prioridade aos pacientes na lista de espera por uma colonoscopia, exame considerado padrão-ouro para o diagnóstico da doença.
"Queremos ajudar a priorizar os pacientes que precisam fazer a colonoscopia o mais rápido possível com base no resultado desse exame de sangue”, afirma o cirurgião colorretal Dean Harris, envolvido nos testes do exame.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
Transplante capilar: especialista esclarece 6 mitos e verdades
Saúde
Americano descobre que está há 18 anos pagando a conta de luz do vizinho
o famoso 'gato'
Modelo com rara condição de pele supera bullying e faz sucesso.
Modelo