Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Malha, mas não tem resultados? Veja dicas que realmente funcionam

Veja algumas dicas fundamentais para tirar o melhor proveito da sua rotina de exercícios físicos

Da Redação - Goiânia, GO

Exercícios Físicos

Veja algumas dicas fundamentais para tirar o melhor proveito da “malhação”

Imagem: Reprodução/internet

A prática de exercícios é essencial para a saúde. Ela regula diversas funções metabólicas, locomotoras e mentais. Porém, saber como aplicá-la na vida e na rotina é essencial para os resultados.

Veja algumas dicas fundamentais para tirar o melhor proveito da “malhação”:

Priorize a intensidade

Tanto para aumento da massa muscular (hipertrofia) quanto para o emagrecimento, os exercícios mais intensos são mais eficazes.

Calcule bem o aeróbio

Exercício aeróbio deve ser orientado corretamente. É preciso saber calcular o treino, o dano e ter informações sobre sua dieta, sono e estilo de vida para, assim, saber dosar o treino de forma que a recuperação ocorra bem.

Varie as práticas

Quanto mais leve o exercício, menos impacto ele tem no seu plano. Se você gosta de treinar pesado, mas já percebeu que o exercício faz muito bem para a sua cabeça, insira exercícios leves nos dias sem treino, como passear com seu cachorro, andar de bicicleta, fazer aula de dança, praticar yoga ou alongamentos. Seja mais ativo.

Cuidado ao misturar atividades

Esportes interferem nos outros treinos. É sempre importante direcionar o treino de força e o aeróbio para a modalidade.

Faça exercícios multifuncionais

Se seu treino tem boa qualidade, a maioria dos exercícios isolados são desnecessários. Mas nada impede de você utilizá-los com orientação de um personal trainer.

Planeje-se

Para colher o resultado dos treinos, é essencial planejamento, constância e dedicação.

Descanse

Se você treina até a falha, recupere-se e respeite o intervalo entre os treinos. Falha nos descansos, a médio prazo, leva ao overtraining. O diagnóstico é bem complexo, mas os sintomas mais comuns são cansaço crônico, alterações de humor, episódios de compulsão alimentar e sono de má qualidade.

Se você interromper o treino por alguns dias e melhorar, avise seu professor. Principalmente se o desempenho melhorar após esses dias de descanso.

FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também