Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Mais de 34 mil pessoas foram atendidas em Unidades Básicas de Saúde

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde revelaram que no mês de setembro mais de 34 mil pessoas buscaram atendimento nas Unidades de Saúde

Redação - Goiânia, GO

Atendimento humanizado

A pasta ressalta a importância do uso adequado das vagas

Imagem: Secretaria municipal de saúde

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que a procura, principalmente por serviços de Atenção Primária à Saúde, como clínicos gerais e generalistas, tem contribuído para evitar a superlotação nas unidades de urgência e emergência. A pasta ressalta a importância do uso adequado das vagas, especialmente na pediatria, e enfatiza canais de agendamento para garantir consultas especializadas

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelaram que no mês de setembro mais de 34 mil pessoas buscaram atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de responsabilidade da Prefeitura de Goiânia. Esses números refletem a eficácia dos serviços de Atenção Primária à Saúde, cujo objetivo é prevenir que casos não emergenciais sobrecarreguem as unidades de urgência e emergência.

De acordo com a SMS, os 34.936 atendimentos realizados em setembro ocorreram em unidades referenciadas como Estratégia de Saúde da Família (ESF), compreendendo em 21 Centros de Saúde (CSs) e 54 Unidades de Saúde da Família (USFs). Essas 75 unidades disponibilizam atendimentos ambulatoriais de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

O levantamento da SMS indicou que 17.019 atendimentos foram realizados, sendo 5.043 por clínicos gerais, 4.143 por ginecologistas/obstetras, 5.378 por generalistas e 2.455 por pediatras, nos Centros de Saúde, enquanto que outros 17.917 atendimentos foram efetuados por generalistas nas USFs. Essas unidades contam com equipes multidisciplinares, que integram especialistas em medicina da família e comunidade, capacitadas para atender pacientes de todas as faixas etárias.

Segundo a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da SMS, Cynara Mathias, os dados já são reflexo do aprimoramento do cuidado da saúde da população de Goiânia, com a intensificação das ações, por meio do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que realizam visitas domiciliares e orientam as famílias sobre a importância do cuidado e prevenção às doenças. A superintendente entende que a prevenção na Atenção Primária tem papel fundamental. "Ainda lidamos com a estatística de que visitas ao pronto-socorro poderiam ser evitadas ou direcionadas para as unidades de Atenção Primária em Saúde, ou seja, para consultas ambulatoriais", explica.

Cynara Mathias enfatiza que todos os agendamentos ambulatoriais de pediatria, clínico geral, ginecologia/obstetrícia e generalistas podem ser marcados gratuitamente por meio do Teleconsulta, pelo número 0800 646 1560, que atende todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Além disso, é possível agendar para a especialidade de pediatria pelo WhatsApp, utilizando o número (62) 3524-6305, ou pelo aplicativo Saúde Fácil, disponível para sistemas Android e iOS.

Ela ressalta, ainda, a importância de uma mudança de comportamento por parte dos usuários do SUS, levando em consideração a disponibilidade da Atenção Primária e a importância de não deixar o profissional ocioso da unidade de saúde. “Uma vez agendado o atendimento e caso a pessoa não possa comparecer, é fundamental ligar no posto de saúde e avisar. Dessa forma, a vaga é liberada automaticamente para outros agendamentos”, salienta, ao acrescentar que a grande maioria dos casos não requer busca nas unidades de urgência e emergência.

*Pediatria*

A preocupação da SMS se estende à pediatria, que tem baixa procura por atendimentos ambulatoriais. Das quase oito mil vagas disponíveis para atendimento infantil, menos de três mil foram utilizadas em setembro. Cynara Mathias enfatiza que o uso apropriado das vagas de pediatria não apenas promove um melhor acompanhamento da saúde das crianças, mas também reduz a sobrecarga nos serviços de urgência e emergência, prevenindo aglomerações e transmissão de doenças.

*Encaminhamento*

Já a diretora da Rede de Atenção Primária à Saúde da SMS, Alessandra Leonardo, esclarece que quando um paciente atendido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) precisa de consulta com um especialista, o encaminhamento é feito pela Central de Regulação de Goiânia. “O foco na Atenção Primária à Saúde reflete o compromisso da Prefeitura de Goiânia em oferecer serviços de qualidade aos usuários do SUS”, conclui.

*Canais para agendamento de consultas:*

- Teleconsulta: 0800 646 1560

- WhastApp: (62) 3524-6305

- Aplicativo Saúde Fácil – disponível para Android e IOS


FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também