Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Homem foi fotografado derramando ácido na piscina onde negros nadavam, 1964.

Os brancos que pagaram pelos quartos do motel convidaram os negros a se juntarem a eles na piscina do motel como seus hóspedes.

Da Redação - Goiânia, GO

Racismo estrutural 1964

A piscina deste motel foi designada "somente branca"

Imagem: Reprodução/internet

James Brock, o gerente do motel Florida, foi fotografado por Horace Cort derramando ácido muriático na piscina enquanto negros nadavam nela, 1964.

Em 18 de junho de 1964, um grupo de manifestantes brancos e negros saltou para a piscina "somente brancos" no Monson Motor Lodge em St. Augustine, Flórida, como um evento estrategicamente planejado para acabar com a segregação nas piscinas do motel.

Em uma tentativa de forçá-los a sair, o proprietário do hotel, James Brock, derramou uma garrafa de ácido muriático na piscina, esperando que os nadadores ficassem assustados e saíssem.

Um dos banhistas descobriu que não havia ácido suficiente em comparação com a quantidade de água na piscina para ser eficaz, então eles beberam parte da água da piscina para acalmar os medos dos outros banhistas.

O motel e a piscina foram demolidos em 2003, apesar de cinco anos de protestos, eliminando assim um dos marcos mais importantes do Movimento 'CivilRights' da América. Um Hotel Hilton foi construído no local. Em 2007, James Brock morreu em sua casa St. Augustine, com 85 anos de idade.

FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também