Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Governo autoriza retomada da temporada de cruzeiros a partir de 7/3

Porém, a suspensão voluntária dos navios de cruzeiro na costa brasileira segue valendo até a próxima sexta-feira (4/3)

Redação - Goiânia, GO

Navio são autorizados a voltar ao mar

Navio ancorado para partir

Imagem: Reprodução/internet

O Ministério da Saúde autorizou a retomada das atividades de navios de cruzeiro a partir da próxima segunda-feira (7/3). Apesar da liberação, a suspensão voluntária dos cruzeiros na costa brasileira segue valendo até 4 de março.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), o governo decidiu retomar a temporada de cruzeiros levando em conta o atual cenário da pandemia de coronavírus.

Viajantes que apresentarem sintomas de Covid-19 deverão seguir algumas regras para o cumprimento de isolamento ou quarentena, além das próprias obrigações estabelecidas pelas empresas de cruzeiros.

Os cruzeiros deverão garantir atendimento médico aos viajantes que apresentarem suspeita de contaminação pelo vírus ou que tenham tido confirmação de que estão com Covid-19, incluindo aqueles que precisarem de hospitalização.

Caso haja um surto de Covid-19 dentro do navio, a embarcação, todos os tripulantes e passageiros deverão ser submetidos a uma quarentena.

Além disso, segundo a portaria, será recomendado aos passageiros que façam isolamento de 14 dias antes da viagem de cruzeiro.

Relembre a suspensão de cruzeiros

A temporada de cruzeiros havia sido suspendida de maneira voluntária pela Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) no início do ano, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar ao governo federal a interrupção das atividades, em razão de surtos de Covid-19 registrados nas embarcações.

A explosão de infecções provocou a suspensão das atividades de algumas embarcações.

À época, a Clia sinalizou que cumpriria a recomendação da agência para buscar alinhamento com as autoridades do governo federal, incluindo a Anvisa, sobre protocolos sanitários para mitigar os riscos de contágio por Covid-19 nas embarcações.

 

Fonte: Metropóle

FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também