Goiás entra em estado de atenção pela baixa umidade do ar
Tempo deve ficar mais seco gradativamente por volta das 11h até chegar no pico mais baixo por volta das 15h, quando a umidade pode chegar a 25%.
Da Redação - Goiânia, GO
O tempo deve ficar mais seco
Imagem: Reprodução
Os goianos estão aproveitando os cobertores e os casacos durante as manhãs e noites mais geladas, mas no período da tarde a baixa umidade relativa do ar deixa Goiás em estado de atenção. A informação foi divulgada pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) no boletim atualizado desta segunda-feira (26).
O gerente do Cimehgo André Amorim explicou que o estado de atenção é considerado quando a umidade relativa do ar está entre 21% e 30%, isto porque o percentual ideal é acima de 60%. Além disso, ele destaca que nestes dias o tempo deve ficar mais seco gradativamente por volta das 11h até chegar no pico mais baixo por volta das 15h, onde a umidade pode chegar a 25%.
Inverno em Goiás
O inverno chegou e só termina no dia 23 de setembro. Em Goiás, a presença de massa de ar seco predomina nesta época do ano, provocando a queda da umidade relativa do ar. Dessa forma, caem os níveis de chuva, aumenta o risco de queimadas e também surgem mais casos de doenças respiratórias. Esses fenômenos são intensificados pelo fenômeno do El Niño.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a previsão da umidade realativa do ar para o período do inverno é uma média diária de 30%, com picos de queda abaixo dos 10%. Neste ponto, o recomendado pelas organizações de saúde, é diminuir atividades físicas de grande esforço durante o pico do sol e aumentar a ingestão de líquidos.
FALE COM A GENTE
Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com
Veja também
Açougueiro tenta matar cliente após reclamação em supermercado de Aparecida
Tentativa de Homicídio
Candidato à reeleição, prefeito de Taboão da Serra é baleado dentro do carro
ATENTADO
Operação mira grupo suspeito de desviar R$ 10 milhões da Saúde de Goiânia
Operação speedy cash