Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Equatorial registra quase 4, 5 mil quedas de postes entre 2023 e 2024 em Goiás

Apenas no mês de outubro de 2024, a concessionária realizou a substituição de cerca de 700 postes

Redação - Goiânia, GO

Imagem de poste caído

Imagem de poste caído

Imagem: (Foto: Internet)

Um levantamento realizado pela Equatorial Goiás aponta que, entre os anos de 2023 e 2024, 4.464 postes caíram por conta de vendavais no estado. Segundo a empresa, as quedas de energia se tornaram cada vez mais frequentes durante o período de chuvas.

Quando um poste cai, ele não interrompe apenas a eletricidade, mas também pode danificar cabos, transformadores e outros componentes essenciais da rede. A reconstrução é um processo complexo, pois exige a substituição completa dos postes e a reinstalação dos equipamentos danificados.

Apenas no mês de outubro de 2024, a concessionária realizou a substituição de cerca de 700 postes que foram derrubados devido a fortes ventos. Isso representa uma média de 23 postes por dia. Esses números mostram o impacto das chuvas em toda a rede do estado.

Canais de atendimento

Em caso de ocorrências com postes da rede elétrica, a Equatorial Goiás deve ser comunicada imediatamente para realizar os desligamentos emergenciais, além da troca da estrutura.

Para comunicar casos, solicitar serviços ou informações, os clientes podem acessar os canais de atendimento oficiais da companhia: Agência Virtual no site da Equatorial; aplicativo Equatorial Goiás, disponível para Android e iOS; atendente virtual Clara, enviando um “Oi” para o WhatsApp (62) 3243-2020; Call Center 0800 062 0196 ou nas agências distribuídas por todo o estado. Informar o local com ponto de referência. 

Dicas de segurança

A Equatorial Goiás reforça orientações em casos de acidentes envolvendo postes da distribuidora:  

  • Em caso de queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;   
  • Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre os veículos ou ficar embaixo de estruturas danificadas;  
  • Caso o poste tenha caído sobre o veículo, o motorista não deve sair do automóvel até a chegada de socorro;  
  • No caso de pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para não se aproximarem e chamarem pelo socorro imediatamente;

FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também