Goiás Capital | Jornalismo com Crediblidade e Imparcialidade

Besouro que usa “pum mortal” para se defender viraliza na web: “Parece meu marido”; vídeo

Cena com besouro bombardeiro já ultrapassou 30 milhões de visualizações

Redação - Goiânia, GO

Besouro que usa “pum mortal” para se defender viraliza na web

Besouro que usa “pum mortal” para se defender viraliza na web

Imagem: Foto: Reprodução

O vídeo de um besouro que solta um “pum mortal” viralizou no X (antigo Twitter) esta semana, acumulando 30,2 milhões de visualizações e mais de 221 mil curtidas. O bichinho na verdade é o besouro bombardeiro (Brachynus crepitans), que solta um jato tóxico e escaldante pelo traseiro como mecanismo de defesa contra predadores.

O fenômeno acontece porque o besouro tem duas glândulas no abdômen que armazenam hidroquinona e peróxido de hidrogênio, substâncias inofensivas isoladamente. Mas, quando um predador aparece, elas são liberadas para uma espécie de “câmara de explosão“, onde se misturam com enzimas e desencadeiam uma reação química violenta. O resultado? Um jato quente e tóxico, disparado com precisão contra a ameaça.

Nas reações do vídeo, os internautas entraram na brincadeira: “Muito triste pensar que outros animais vieram com poderes tipo peido ácido e nós viemos com depressão“, “Parece meu marido“, “Eu faço isso depois de uma lata de cerveja” e “Cansei de ser gente, quero ser bicho com poderes“, foram alguns dos comentários.

Besouro bombardeiro usa pum mortal para se defender; vídeo

https://twitter.com/i/status/1904438165751877881

https://twitter.com/i/status/1902710877528244339

FALE COM A GENTE

Dúvidas, sugestões de reportagens ou denuncias envie e-mail para redacao@goiáscapital.com

Veja também